Whatsapp: +55 (61) 99661 - 6959
A importância da atividade coletiva para as crianças

A importância da atividade coletiva para as crianças

Atividade física é um bem inegável em todas as fases da vida. Quando nos exercitamos, observamos uma melhora em diversos aspectos. O condicionamento físico fica melhor, o coração trabalha de forma mais saudável, os músculos se desenvolvem, os ossos ficam mais fortes, dentre outros benefícios.

Tudo isso pode ser aliado à prática de esportes em coletivo, com outras pessoas que, além de incentivarem o contínuo da prática, também contribuem para o desenvolvimento da mente.

É por isso que hoje vamos falar sobre a importância da atividade coletiva para as crianças. Uma atividade física iniciada na infância traz benefícios permanentes, além de diversificar o repertório de atividades da criança.

 

Entendendo a importância da atividade coletiva para as crianças

Durante a infância, nossa personalidade é moldada e pode se refletir em práticas que se tornam costumes para o resto da vida. Quanto mais saudáveis forem essas práticas, melhor.

Na era digital, é muito comum que todas as crianças tenham smartphones e tablets desde muito cedo. Elas já nasceram em meio à tecnologia, de forma que para elas isso é algo extremamente natural.

É aí que entra a importância da atividade coletiva para as crianças. O esporte diversifica os interesses da criança para que ela não fique presa à realidade virtual, mas também vivencie o mundo pessoalmente.

Essa prática traz inúmeros benefícios para toda a vida. Vamos falar sobre os principais a seguir.

 

Saúde

Sem dúvida, a parte mais importante é a saúde. Quando a criança não se movimenta, não pratica atividades físicas e fica apenas sentada ou deitada vendo TV e mexendo no smartphone, ela começa a entrar num estado de sedentarismo desde cedo.

Um estudo da Nestlé de 2016 chamado The Infant and Kids Study (IKS), revelou que cerca de 45% das crianças na Grande São Paulo eram sedentárias.

Isso pode causar problemas de saúde muito precocemente, como obesidade, atrofiamento muscular, fragilidade de músculos e ossos, hipertensão e problemas de coração.

Daí a importância da atividade coletiva para as crianças. Quanto mais a criança se exercitar, melhor será sua saúde a nível geral, tanto física quanto emocional e mental.

 

Coordenação motora

Exercícios físicos desenvolvem nossa coordenação motora, sobretudo os esportes. No basquete, por exemplo, é preciso conseguir correr, saltar, dominar a bola e a arremessar, tudo ao mesmo tempo. Além disso, a criança também deve ficar de olho nos adversários que estarão tentando tomar a bola para si.

Assim, a criança desenvolve muito a coordenação motora, função essencial em nossa vida para praticamente tudo o que fazemos. É inegável a importância da atividade coletiva para as crianças desenvolverem sua coordenação mais cedo, quando o corpo ainda assimila movimentos de maneira fácil e rápida.

 

Socialização

Um dos pontos onde vemos a importância da atividade coletiva para crianças é na interação social. Ao praticar esportes coletivos, a criança se torna menos tímida, o que diminui a introversão, contribuindo para uma melhor interação social.

Durante a vida, em diversos momentos será necessário se expressar, sustentar uma opinião ou defender um ponto de vista. Essas são situações que exigem mais espontaneidade e controle mental sobre nossa percepção de pressão. São características que funcionam melhor em uma pessoa extrovertida, que não tem medo de interagir com as outras.

Quando a criança não participa de grupos ou da coletividade – desconsiderando a escola – ela tende a se tornar um adulto excessivamente introvertido. Introversão pode ser uma personalidade, mas quando há um exagero, isso não é bom.

 

Espírito de liderança

A prática de esportes coletivos desenvolve a capacidade de liderança e a competitividade na criança. Liderança é importante pois se trata da capacidade de orientar outras pessoas a alcançar um determinado objetivo.

Geralmente, as pessoas que são líderes naturais são as que obtêm maior sucesso na vida adulta em tudo o que fazem. A proatividade nos mostra a importância da atividade coletiva para as crianças.

Um adulto proativo consegue mais oportunidades, ganha mais destaque e reconhecimento. Essa é uma característica que pode ser trazida da infância, através da prática de exercícios coletivos.

 

Trabalho em equipe

Uma das sentenças que mais escutamos durante a vida é trabalho em equipe. Realmente, a parceria é muito importante em vários aspectos. Praticar esportes em coletividade desenvolve a consciência para o trabalho em equipe, mais um dos pontos da importância da atividade coletiva para as crianças.

Aprendendo sobre trabalho em equipe desde cedo, a criança cresce com a percepção de que é sempre melhor juntar talentos para alcançar um objetivo. Isso incentiva parcerias para toda a vida, melhorando as chances de sucesso na vida pessoal, social, profissional e até nos relacionamentos.

 

Desenvolve brincando

Nem todos nós tivemos o luxo de aprender tudo isso brincando e, portanto, está aí mais uma questão para levantarmos a importância da atividade coletiva para as crianças. Quando aprendemos algo por meio de uma atividade prazerosa, esse aprendizado tende a se fixar em nossa mente melhor.

Assim, o esporte coletivo contribui para o aprendizado aliado à diversão, reduzindo os níveis de estresse e melhorando a relação da criança com o esporte.

 

Preparação para a fase adulta

Além de todos os pontos falados acima já contribuírem para a formação da criança e do adulto que ela se tornará, há mais uma coisa que precisamos citar referente à importância da atividade coletiva para as crianças.

Ao acostumar a criança à prática de exercícios, o corpo se acostuma com a movimentação, desenvolvendo músculos e ossos. No futuro, a criança se torna um adulto mais propenso à continuidade da atividade física.

Se um adulto que não praticava atividades físicas quando criança resolve começar a se exercitar, ele terá problemas de aceitação no próprio corpo, que não está acostumado e sente a dificuldade durante algum tempo.

Já uma criança acostumada a praticar esporte consegue se tornar um adulto mais preparado e condicionado à atividade física. Por isso, será comum que a rotina deste adulto inclua um esporte de maneira regular, mantendo os benefícios e a manutenção da saúde indefinidamente.

Agora que você já entendeu a importância da atividade coletiva para as crianças, assine nossa newsletter para receber novidades primeiro!

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e ajude toda uma geração a ser mais saudável!

Deixe uma resposta

Fechar Menu