Whatsapp: +55 (61) 99661 - 6959
Basquete não é só para atletas – Os benefícios do esporte para a saúde

Basquete não é só para atletas – Os benefícios do esporte para a saúde

Quando pensamos em basquete logo vem aquela imagem de jogadores altos, fortes, velozes e super habilidosos. Porém, esta não é a realidade absoluta do esporte. Na verdade, o basquete é para todos, e não apenas para os atletas profissionais ou amadores.
Qualquer pessoa pode jogar basquete, independente do peso, idade, altura, condições físicas, entre outros fatores. O esporte é uma questão de saúde, principalmente na vida adulta.

Hoje, vamos te mostrar os benefícios do basquete para o organismo e você vai entender por que basquete não é só para atletas. Acompanhe!

Qualquer pessoa pode mesmo jogar basquete?

Desde que haja legítima vontade, sim. Não existem restrições e ninguém vai fazer uma análise para dizer se você pode jogar ou não. Basta querer. Por exemplo, dentre os jogadores mais baixinhos da história da NBA, estão Earl Boykins, de 1,65m de altura, e Muggsy Bogues, com apenas 1,60m.

Boykins teve como maior feito marcar 32 pontos em uma partida oficial contra o Detroit Pistons. Ele passou por diversos times da liga durante seus anos de atividade. Já Bogues é o jogador mais baixinho da história de toda a liga. Ele foi recordista de roubadas de bola e assistências, recorde que demorou anos a ser quebrado novamente.

Como você pode imaginar, estes também eram os jogadores mais leves da NBA, mas e quanto aos mais pesados? Natha Jawai é um jogador indígeno-australiano de 31 anos, que pesa 140kg! Ele conquistou diversos feitos em sua carreira, sendo os mais notáveis um título nacional pelo Cairns Marlins e a vitória do campeonato da NBL pelo Wildcats.

“Ah mas eu sou muito velho para isso”. Ken Mink, jogador mais velho na cena do basquete universitário dos Estados Unidos, tem hoje 73 anos. Em 2007, aos 62, ele ligou para diversas universidades perguntando se alguma delas permitiria que ele jogasse basquete com os estudantes. O técnico da Roane State expressou interesse e lá foi o Mink jogar, no auge da melhor idade.

É claro que Mink já tinha um bom condicionamento físico aos 62 anos, mas se ele pode começar no basquete aos 62, por que você não pode começar aos 30 ou 40? Na verdade, mesmo que você tenha 62 anos ainda é possível, com o treinamento correto e o acompanhamento devido.

Com todos esses casos acima, podemos ver que o basquete não é só para atletas. Mesmo pessoas normais que não possuem físico de atleta ainda podem praticar basquete e sentir os benefícios desse prazeroso esporte.

 

E quais são os benefícios do basquete?

Os benefícios do esporte de forma geral são sentidos na saúde e no organismo como um todo. Dentre os principais, estão a prevenção de doenças, melhora da qualidade de vida e perda de gordura corporal.

 

Evita doenças

O basquete não é só para atletas e nem deve ser, uma vez que pode ajudar a evitar uma série de doenças, como diabetes tipo 2, hipertensão, alto colesterol ruim (LDL) e risco de morte precoce.

Qualquer pessoa pode se beneficiar do basquete, melhorando a saúde e reduzindo o risco dessas e de outras doenças, principalmente cardiovasculares.

 

Aumenta densidade óssea

Se você sente constantes dores relacionadas aos ossos do corpo, é um sinal de que pode acabar desenvolvendo osteoporose no futuro. O basquete pode te ajudar a evitar isso, uma vez que ele contribui para o aumento da densidade óssea do organismo.

Isso quer dizer que a massa óssea fica mais densa, mais forte e resistente, prevenindo doenças ósseas que podem ser irreversíveis. Mais uma prova de que o basquete não é só para atletas, mas sim para qualquer pessoa que queira melhorar sua qualidade de vida.

 

Melhora da saúde mental

Outra prova de que basquete não é só para atletas é a melhora da saúde mental. Se você se sente desanimado, depressivo, confuso ou não totalmente lúcido, experimente iniciar a prática de esportes regularmente, pelo menos 2 vezes por semana.

É cientificamente comprovado que a prática de exercícios físicos melhora a saúde mental de todas as pessoas, independente do nível de saúde mental atual. Você começa a viver mais lúcido, ter maior capacidade de resolver problemas e mais criatividade no dia a dia.

 

Melhora do sono

Quando não estimulamos nosso corpo com exercícios físicos, fica difícil fazer o organismo entender qual é a hora de dormir. Assim, vem a insônia, a dificuldade de dormir ou de manter o sono durante várias horas.

Esse é um problema que pode ser resolvido com o basquete, mais uma vez nos mostrando que basquete não é só para atletas. Ao realizar exercícios, o corpo gera energia intensamente, fazendo com que seja necessário um período de recuperação, que geralmente é durante o sono.

Isso contribui para a qualidade do sono, ajudando a dormir mais rápido e melhor, mantendo o sono durante toda a noite.

 

Melhora da disposição

Você tem dificuldades em subir um lance de escadas? Ou talvez se sinta cansado depois de passar por aquela rua mais íngreme. Ou ainda, pode não querer ir até a padaria na rua de trás a pé, para não se cansar, e acabar indo de carro.

Isso é um claro sinal de baixa resistência, e ao contrário do que muitos pensam, não está relacionado à força dos músculos, e sim ao condicionamento cardíaco e respiratório. Uma vez que é iniciada a prática de basquete, a resistência cardíaca começa a melhorar gradativamente. Em pouco tempo, você estará andando o dobro do que andava antes sem se cansar.

Mais um claro benefício que nos mostra por que o basquete não é só para atletas. Afinal, condicionamento físico não quer dizer apenas que você será um excelente jogador de basquete, mas sim que o seu organismo é saudável e funciona melhor do que em uma pessoa sedentária.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios da prática de basquete frequentemente. Se você tem vontade de mudar de vida para sempre e deixar seu eu sedentário para trás, conheça nosso projeto de Basquete para Adultos!

Esta é a sua chance. Lembre-se: basquete não é só para atletas. Você pode e deve fazer parte deste maravilhoso esporte.

>>> Cadastre-se aqui na nossa lista VIP.

Deixe uma resposta

Fechar Menu