Whatsapp: +55 (61) 99661 - 6959
Como o esporte coletivo pode ajudar nos estudos das crianças?

Como o esporte coletivo pode ajudar nos estudos das crianças?

Não é novidade que a prática de atividade física traz inúmeros benefícios à saúde de pessoas de todas as idades. Além do desenvolvimento dos músculos e redução de gordura corporal, os ossos ficam mais fortes e os órgãos funcionam todos muito melhores, assim como a mente.

Isso também se aplica às crianças, especialmente porque na infância nós ainda estamos em formação. Se o esporte for inserido na personalidade da criança desde cedo, ela o terá como um estilo de vida e colherá os benefícios de maneira vitalícia.

Por isso, vamos falar hoje sobre como o esporte coletivo pode ajudar nos estudos das crianças. Você vai entender a importância da atividade física coletiva na formação e desenvolvimento mental dos seus filhos.

 

De que forma o esporte coletivo pode ajudar nos estudos das crianças?

Quando praticamos um esporte coletivo, temos inúmeros benefícios em todas as áreas de nossas vidas. São desenvolvidas nossas capacidades mentais e físicas, incluindo percepções sobre o funcionamento da vida em sociedade.

Vamos ver a seguir como o esporte coletivo pode ajudar nos estudos das crianças, além de diversos outros benefícios para a vida escolar e também para a vida adulta.

 

Trabalho em equipe

O esporte coletivo pode ajudar nos estudos dos seus filhos ao lhes ensinar a importância do trabalho em equipe. Em qualquer esporte coletivo, como no basquete, por exemplo, é necessário reunir talentos e aptidões para alcançar um objetivo – que é a vitória, no caso do esporte.

Na escola, os professores frequentemente passarão atividades em grupo aos alunos, de forma que eles interajam com outros e consigam sintetizar um produto ou informação, aprendendo conforme entregam os resultados.

Uma criança que tem noções de trabalho em equipe sabe se portar diante de um grupo e consegue entender que cada membro daquele grupo tem sua importância, e que nenhum deles é descartável.

 

Liderança

Continuando no mesmo gancho do tópico acima, vamos falar sobre a liderança. No esporte coletivo, geralmente existe a competitividade e também a determinação de um líder a ser seguido durante o jogo.

Essa ideia de liderança se reflete na escola, onde a criança consegue orientar seus colegas a concluir determinadas atividades em grupo. Na infância, ainda não temos a noção de liderança e de proatividade, mas as praticamos mesmo sem saber.

Por exemplo, quando uma criança diz a outra para escrever no cartaz porque a letra dela é mais bonita, ou quando ela pede para que o grupo use seu conjunto de lápis de cor que tem mais variedade que a dos outros, isso já é um exemplo de proatividade e liderança.

É dessa forma que o esporte coletivo pode ajudar nos estudos das crianças, estimulando a tomada de decisão desde cedo.

 

Disposição

Algumas crianças possuem problemas para acordar e levantar da cama. Isso pode se estender até a vida adulta e se torna um grande incômodo. Os minutinhos a mais de sono não são prazerosos e costumam atrasar nossas vidas.

O esporte coletivo pode ajudar nos estudos das crianças ao lhes dar mais disposição para enfrentar o dia. Quando melhor condicionadas e acostumadas à atividade física, mais fácil será levantar da cama e começar o dia.

Além disso, as crianças fisicamente ativas se sentem menos cansadas, sentem menos sono durante a aula e conseguem assimilar melhor as informações. Geralmente, são elas que têm o melhor desempenho dentro de sala de aula, pois não possuem preguiça de fazer as atividades.

 

Interação social

A interação social também é muito importante para a criança. O esporte coletivo pode ajudar nos estudos das crianças ao incentivar a interação entre seus colegas. No esporte, é preciso conversar e interagir a fim de saber como a equipe está trabalhando, dar e receber instruções e relatar problemas ou oportunidades.

Na escola, interagir com outros colegas é altamente benéfico, uma vez que outras crianças podem ajudar a entender melhor os conteúdos, além de ensinar aos que estão tendo dificuldade.

Além disso, os trabalhos em grupo também ficam mais fáceis, uma vez que o esporte coletivo contribui para a perda da timidez, incentivando as crianças a conversarem e encontrarem soluções mais rapidamente.

 

Desenvolvimento intelectual

Ao praticar esportes coletivos, desenvolvemos nosso intelecto, tanto pela própria atividade física – que comprovadamente potencializa nosso intelecto – quanto pela rapidez com a qual precisamos pensar para praticar esporte.

Durante um jogo de basquete, por exemplo, é preciso dominar a bola, correr, pular, arremessar e, como se não bastasse, ainda ficar de olho em outros jogadores que tentarão tomar a bola de você.

Essa grande gama de atividades realizadas todas de uma só vez contribuem com o desenvolvimento mental e a agilidade e, portanto, podemos dizer que o esporte coletivo ajuda nos estudos das crianças ao lhes dar melhores condições intelectuais.

A rapidez do pensamento contribui com a tomada de decisão, a elaboração de textos e respostas, bem como com a agilidade em encontrar a resposta certa a uma dada questão.

Já a organização de pensamentos ajuda a não se perder em meio a tanto conteúdo diferente e informações sobrepostas. Na escola, somos expostos a uma carga gigantesca de informação e, se não soubermos organizar tudo isso na mente, acabamos esquecendo.

 

Foco e atenção

No esporte coletivo, somos ensinados a focar no que estamos fazendo e não deixar distrações interferirem em nossos resultados. O mesmo vale para a escola, de forma que o esporte coletivo pode ajudar nos estudos das crianças ao lhes dar mais foco e atenção.

Assim, seus filhos não perderão tempo em meio às atividades e aprenderão a cumprir as tarefas com atenção, verificando se estão fazendo da forma correta e não deixando colegas distraídos atrapalharem a sua concentração.

 

O esporte coletivo pode ajudar nos estudos das crianças de várias formas, além de ser muito benéfico para a saúde corporal e mental. Agora que você já sabe disso, cadastre-se em nossa newsletter para receber novidades primeiro!

Que tal compartilhar esse post com seus amigos? Você pode estar ajudando toda uma geração a ser mais saudável e estudar melhor!

Deixe uma resposta

Fechar Menu