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Qual a importância do esporte depois dos 30 anos?

Qual a importância do esporte depois dos 30 anos?

A importância do esporte depois dos 30 é um assunto amplamente discutido ao redor do mundo. Durante a adolescência e o início da vida adulta, homens e mulheres seguem diferentes caminhos no que diz respeito à prática de exercícios.

Ao passo que uns se tornam profissionais do esporte, outros ficam sedentários, presos à vida do trabalho, faculdade ou familiar. A verdade é que nenhum desses quesitos é desculpa para não praticar atividade física regular.

E se você ainda não tem o hábito do exercício físico como prioridade em sua vida, vamos te mostrar neste artigo a importância do esporte depois dos 30 anos e por que você deveria começar ainda essa semana.

Mas começar um esporte depois dos 30 não é muito tarde?

Nunca é tarde para começar a praticar esporte ou exercícios físicos. Uma pesquisa apresentada na Sociedade Europeia de Cardiologia, em Amsterdã, revelou que os benefícios de quem começa uma atividade física regular mais tarde na vida são os mesmos de quem começa cedo. Você talvez tenha aquela ideia errada de que começar um esporte depois dos 30 é muito
cafona, ou que você não será bem visto como alguém que está começando “tão tarde”, mas
isso não é verdade.

Existem atletas que começaram depois dos 30 e ainda se destacaram em suas áreas, como Randy Couture, que começou depois dos 35 na luta olímpica (chegando a conquistar medalha olímpica e tudo) e MMA. Ele foi 3 vezes campeão dos pesos pesados da UFC e 2 vezes campeão dos meio-pesados.

Hoje, aos 54 anos, Couture é o atleta mais velho da história a ganhar um cinturão do UFC. E se ele com 54 chegou onde chegou, por que você aos 35 não pode começar um esporte como basquete ou corrida?

E quais são os benefícios de começar um esporte depois dos 30?

Existem uma série de benefícios de começar a fazer esporte depois dos 30, principalmente relacionados à saúde geral do organismo.

Veja a seguir os principais:

Evitar doenças

Diversas doenças como diabetes e hipertensão estão diretamente ligadas ao sedentarismo. Na verdade, uma pesquisa publicada pelo Jornal Britânico de Medicina Esportiva aponta que o sedentarismo é mais perigoso para o coração do que fumar ou ser obeso.

Com a prática regular de exercícios físicos, você diminui o risco de apresentar as seguintes doenças:

 Diabetes tipo 2
 Hipertensão
 Alto colesterol ruim (LDL)
 Risco de morte precoce

Evitar essas doenças é um bom motivo para você começar um esporte depois dos 30.

Melhora da saúde mental

A má qualidade da sua saúde mental pode estar ligada ao sedentarismo, uma vez que o cérebro não recebe estímulos elétricos provindos da geração de energia feita pelo corpo durante os exercícios. Por isso, podemos dizer que a importância do esporte depois dos 30 se reflete na saúde mental. Além da clareza de ideias e pensamento mais rápido, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas são benefícios para a mente.

Melhora do sono

Você já se deitou e passou horas tentando pegar no sono sem sucesso? Esse é um caso clássico de quem é sedentário, e começa a se agravar depois dos 30 anos. O alto índice de insônia em pessoas sedentárias nos mostra a importância do esporte depois dos 30. Ao trabalhar os músculos do corpo, a energia gerada alimenta todo o nosso sistema nervoso, mas também auxilia na hora do descanso. Isso porque os músculos precisam se recuperar pelo esforço feito, o que nos deixa cansados e proporciona um sono de melhor qualidade durante a noite.

Qualquer prática de exercícios frequentes ajuda a melhorar a qualidade do sono. Mesmo que o período dormido seja mais curto do que o recomendado (de 7 a 8 horas por noite), o corpo ainda consegue aproveitá-lo melhor.

Melhora da disposição

Você se sente cansado ao subir um lance de escadas? Ou aquela rua mais íngreme? Ou talvez use o carro para ir em qualquer lugar, até mesmo na padaria na rua de cima de casa. Tudo isso é um reflexo do sedentarismo, e mais uma vez nos mostra a importância do esporte depois dos 30 anos.

Ao condicionar o corpo com os exercícios, a resistência física melhora gradualmente, passando a permitir que você aguente mais esforço sem se cansar. Isso não tem a ver com o desenvolvimento muscular, mas sim com a melhora das funções cardíacas e respiratórias.

Assim, você consegue ir mais longe sem se sentir cansado e pode começar a deixar o carro em casa para buscar seu café da manhã aos finais de semana.

Melhora do funcionamento do intestino

Outro fator relacionado ao sedentarismo é a prisão de ventre, ou dificuldade para ir ao banheiro. Com a prática de exercícios, o intestino começa a funcionar melhor, evitando o inchaço e as incômodas cólicas intestinais. A importância do esporte depois dos 30 é evidente uma vez que você começa, pois pode ver a melhora imediata em funções básicas do seu corpo em pouco tempo.

Alívio do estresse

Além de ser altamente benéfica para as funções principais do organismo, a prática de exercícios também contribui para aliviar o estresse do dia a dia. Diversos atletas que começaram já na vida adulta relatam como antes do esporte eram muito mais estressados.

A irritabilidade tem relação com a endorfina, que é o hormônio do prazer, liberado durante a prática de exercícios. Quando este hormônio entra em circulação no sangue, ele alivia dores, relaxa o organismo e elimina o estresse, levando o foco para coisas mais importantes e deixando a pessoa menos irritada. Mais um fator que nos mostra a importância do esporte depois dos 30.

Melhora da aparência física

Não é apenas a saúde que se beneficia da prática de esportes. A aparência física também sofre mudanças, melhorando não apenas a estrutura muscular, mas também a aparência da pele, cabelos e unhas.

Com a prática de esporte, o corpo começa a eliminar gordura de forma saudável e natural, sem esforço demasiado e com segurança. Muitas pessoas inclusive começam no esporte por causa disso e, ao vivenciar todos os demais benefícios, acabam permanecendo durante toda a vida.

Entendeu a importância do esporte depois dos 30 anos? Não vale dizer que não tem tempo. Se você tornar a prática de exercícios uma prioridade em sua vida, consegue organizar sua agenda para tudo. Além disso, 1 hora e meia de exercícios intensos ou 2 horas e meia de exercícios moderados por semana já bastam.

Agora que você já entendeu a importância do esporte depois dos 30, precisa conhecer o nosso projeto de Basquete para Adultos! Essa é a sua oportunidade de mudar a sua qualidade de vida para sempre!

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