Whatsapp: +55 (61) 99661 - 6959
Esporte ou musculação? As vantagens do basquete em relação à academia

Esporte ou musculação? As vantagens do basquete em relação à academia

Cada vez mais o estilo de vida saudável está contagiando brasileiros de todos os cantos do país. Ao passo que alguns começam a fazer algum tipo de esporte, outros vão direto para a academia pegar pesado.

Mas o que muitos não sabem é que existe uma série de vantagens em se fazer um esporte como basquete, do que frequentar a academia. Apesar da grande diferença entre um e outro, os benefícios para a saúde são os mesmos, com as vantagens que só o basquete pode oferecer.

Hoje, você vai saber quais são essas vantagens e por que praticar basquete é melhor do que ir
à academia.

Mas a academia não é um exercício físico completo?

Sim. Na academia, você terá treinos de musculação e aeróbica, contemplando todo o corpo e seus diversos grupos de músculos. Porém, apesar de ser uma boa forma de se exercitar, o basquete é ainda melhor.

Não estamos dizendo que não é bom frequentar a academia. Se o seu objetivo é ganhar massa muscular em pouco tempo, provavelmente é onde você vai se dar melhor. Porém, pensando em um curto prazo somente.

Se pensarmos a longo prazo, o basquete se torna muito mais benéfico, pois pode contribuir durante mais tempo para a manutenção da saúde física e da boa forma. Você vai saber o por quê a seguir.

 

Quais as vantagens do basquete em relação à academia?

O basquete possui muitas vantagens que a academia não pode oferecer. Veja algumas das principais.

Interação

Quando você vai à academia, faz o seu treino com foco no exercício em si, sem deixar as distrações ficarem em seu caminho. Geralmente, as pessoas utilizam até mesmo fones de ouvido para se manterem focadas e motivadas.

Dessa forma, existe pouca interação com as pessoas que estão ao seu redor, de forma que você não cria vínculos na academia. Isso pode ser prejudicial em momentos onde você pensa em desistir.

No basquete, você terá interação com sua equipe, que será a mesma durante muito tempo. Assim, fica mais fácil fazer amizades e, se você pensar em desistir, haverá alguém ali para te motivar a continuar.

Isso é muito importante, pois no início, a prática de exercícios é algo que está saindo da nossa zona de conforto, e pode demorar até que o corpo acostume com a rotina. Esta é a primeira vantagem do basquete em relação à academia.

Prazer

Atividade física não precisa ser ruim. Muito pelo contrário, ela deve ser prazerosa. Na academia, você pega pesado todos os dias, com o único intuito de ter um corpo mais bonito e saudável, mas acaba não se divertindo no processo.

Novamente, este é um catalisador para fazer você desistir, já que a prática de exercícios dessa forma e torna monótona e cansativa. Em outras palavras, frequentar a academia pode ser um tanto chato.

Com o basquete, isso muda completamente. Uma grande vantagem do basquete em relação à academia é o fato de a atividade ser prazerosa. Trata-se de um jogo, onde você se diverte e se emociona.

Com o calor da competição, você ganha motivação para continuar e dar o seu melhor, cada vez mais. Isso te incentiva na prática do exercício e proporciona mais satisfação do que se você passasse duas horas treinando dentro de uma academia.

Maiores possibilidades

Quando você vai para a academia, é só isso que você faz. Chega ao local, faz seus exercícios e vai embora. Não há mais nada para ser feito além disso.

No basquete, você tem possibilidades maiores, que vão além do que qualquer academia pode oferecer. É possível se engajar em competições regionais, estaduais e nacionais, além de ter a possibilidade de viajar para jogar amistosos entre cidades vizinhas.

Uma das melhores vantagens do basquete em relação à academia é o que o torna mais empolgante, que é justamente essa gama de possibilidades que você poderá explorar.

Porém, se você quiser jogar mas não quiser participar desses eventos, ninguém vai te obrigar. Participa quem quer, assim como joga basquete quem quer.

Mas e os benefícios para minha saúde?

Jogar basquete é tão benéfico quanto passar horas na academia. Você não apenas vai conseguir um corpo mais bonito, mas também vai proporcionar uma série de melhorias para si mesmo.

Dentre os principais benefícios para o corpo e a saúde, podemos destacar:

Prevenção de doenças

Jogar basquete regularmente previne doenças cardiovasculares como hipertensão, diabetes e
colesterol ruim alto (LDL), além de reduzir o risco de morte precoce.

Melhoria do sono

Com o exercício regular, melhora a qualidade do sono, que é facilmente alcançado e mantido durante toda a noite, prevenindo a insônia.

Melhora da disposição

O corpo se sente mais disposto para realizar atividades corriqueiras, como subir escadas, caminhar ou até mesmo para se levantar da cama de manhã. Mais disposição significa dias mais produtivos.

Alívio de estresse

Pessoas que ficam estressadas muito facilmente sentem uma grande melhora desse quadro com a prática do basquete. A endorfina é liberada no organismo, relaxando os músculos e causando a sensação de satisfação, o que diminui a irritabilidade.

Maior densidade óssea

Com a prática regular de basquete, os ossos ganham mais densidade, melhorando sua força, resistência e prevenindo doenças dos ossos, como a osteoporose.

Se essas ainda não são vantagens do basquete em relação à academia, então o que mais você
poderia querer?

Agora que você já sabe que é mais vantajoso jogar basquete, conheça nosso projeto de
Basquete para Adultos e mude de vida completamente! Saiba mais sobre o projeto aqui.

>>> Cadastre-se aqui na nossa lista VIP.

Deixe uma resposta

Fechar Menu